Coordenação de área
Aspectos culturais e fins específicos. Profa. Rosineide Guilherme
Com base na perspectiva cultural e de fins específicos, este eixo de atuação visa promover oficinas, atividades que exploram a criatividade e a leitura crítica dos discentes da Educação Básica. Por meio de vídeos, fotografias e documentários, apresentamos diversificadas realidades socioculturais, de variadas regiões do Brasil e do mundo hispânico, estimulando a compreensão e a comparação com as realidades e necessidades vividas por eles, enquanto alunos do Ensino Médio de uma escola pública e moradores da Baixada Fluminense – RJ.
Lattes: <http://lattes.cnpq.br/0922450637518080>.
Aspectos literários e ensino. Profa. Debora Zoletti
Diante da relevância do trabalho com textos literários, do interesse dos alunos em consolidar o espanhol como LE em sua formação, dos significativos índices de desconhecimento da literatura hispânica por parte dos alunos da escola básica e da urgente necessidade de integração do mundo digital à realidade cotidiana escolar, este eixo de atuação está voltado à elaboração de atividades didáticas cuja estrutura formal foi previamente estabelecida e justificada com base nas teorias das estratégias de leitura e nas TIC. Comprometemo-nos com a elaboração de práticas que tornam os sujeitos envolvidos neste subprojeto mais críticos, mais cientes de sua participação social, responsáveis por suas ações em ambiente virtual e não virtual.
Lattes:< http://lattes.cnpq.br/7450008418910171>.
Compreensão e produção escrita. Profa. Viviane Antunes
Embora muito se discuta sobre o processo leitor e de produção textual, bem como sua imprescindibilidade no contexto escolar e acadêmico, as reflexões e os questionamentos sobre o assunto não se esgotam. A diretriz de tarefas deste eixo de atuação é a de conceber a compreensão e produção escrita como mecanismos: i) de interação entre autor, leitor e texto; ii) de viés crítico, desenvolvido a partir de competências; iii) ancorado numa proposta de cidadania intercultural; iv) e de alteridade, norteadora de atividades elaboradas e realizadas com o auxílio das TIC.
Lattes:<http://lattes.cnpq.br/3322639097507507>.
Compreensão e produção oral. Profa. Maristela Pinto
Segundo Akerberg (2004), a percepção e a produção oral são fatores intrínsecos para uma boa comunicação, mas ainda são tratados de forma secundária na sala de aula de línguas estrangeiras. Este eixo de atuação busca fomentar a consciência da importância da língua como modo de socialização e/ou de socializar-se, para tal procuramos desenvolver atividades que auxiliem nossos alunos a compreenderem melhor o processo comunicativo e suas abrangências. Assim, também damos destaque às diferenças entre oralidade e escrita na prática pedagógica, a fim de aplicar essas noções nas aulas de E/LE.
Lattes: <http://lattes.cnpq.br/1046564222898634>.